terça-feira, 28 de julho de 2015

De volta a Bonito (MS) 20 anos depois




Juca Ygarapé recebe o agente de viagens Fernando Martin de Foz do Iguaçu
Quando a família de Lourival da Silva Júnior, o Juca Ygarapé, trocou Itajaí, Santa Catarina por Bonito, Mato Grosso  do Sul, não podia ter tomado uma decisão mais acertada.  

O pai, abriu uma oficina mecânica e os filhos trabalhavam na agricultura. “Não como proprietário de terra, era como peão mesmo”, lembrou Juca. Uma das lavouras em que trabalhou ficava ao lado do Abismo Anhúmas, hoje umas das atrações de Bonito. Com um tino acertado de que o local oferecia o que muita gente buscava.  "Toda vez que via o Abismo Anhumas, eu dizia um dia vou mergulhar ali”, contou. 


Os primeiros clientes não oficiais eram amigos de Bonito que iam morar em Campo Grande e outras capitais para estudar. “Quando voltavam a gente organizava visitas a esses lugares”. Neles, faziam flutuação, mergulho, escalada e caminhadas. Hoje Bonito oferece cerca de 37 atrativos divididos em dez atividades: flutuação, aventura, rapel, mergulho, grutas, cachoeiras, balneários, contemplação e atrativos urbanos  (Ver lista com atrativos e suas categorias). A mudança da agricultura e mecânica para o turismo foi lenta mas pouco a pouco coisa se profissionalizou.Hoje, a Agência do Juca, a Ygarape e outras empresas do grupo estão por trás da maioria das imagens subaquáticas profissionais feitas na Gruta do Lago Azul, filmagens subaquáticas de anacondas (sucuris) debaixo d’água e no abismo Anhumas. Ele também mantêm a Mergulho Bonito que incluem cursos de mergulho.

Uma das muitas charmosas lojas da Pilad Rebuá
Chegar a Bonito quase 20 anos após minha primeira visita foi uma grata surpresa. A via principal, a Avenida Coronel Pilad Rebuá  lembra a de uma cidade balneário com gente andando  nas ruas, com lojas e escritórios de agências de turismo abertos até as 22h dá um charme especial à cidade.  A Avenida que passou por uma revitalização concluída em 2009, é rica em ofertas de artesanato, roupas, lembranças além de restaurantes e bares e muita gente na rua. A Prefeitura da cidade e Câmara de Vereadores também ficam na avenida logo atrás da Feira do Artesão inaugurada em 2012..

Instituições - Por curiosidade, entrei na Prefeitura de Bonito. Afinal além de ter grutas e cavernas, nascentes e rios límpidos, Bonito tem gente que faz a cidade.  Descobri uma placa que atesta a idade do prédio concluído em 1953 na gestão de Fernando Corrêa da Costa. Encontrei uma porta amarela onde havia uma placa onde se lia: Secretaria de Comércio e Turismo. Logo à frente, uma outra porta, também amarela, entreaberta me deparei com a jornalista Naiane Mesquita assessora de comunicação da Prefeitura. Expliquei minha mania de entrar em lugares não turísticos de cidades turísticas. Valeu a pena, além de ser bem recebido, Naiane me deu um material institucional da cidade.  Copiei umas fotos do material. À frente, visitei o Centro da Estratégia de Saúde da Família onde funcionam diversos programas. Vi muitas mães chegando e saindo com carrinhos de bebês, bicicletas com cadeirinhas e a pé. 

Algumas me informaram que seguiam protocolos de vacina, acompanhamento e prevenção. Seguindo a avenida, encontrei a Farmácia Municipal onde os cidadãos podem retirar remédios receitados pelo sistema de saúde. O prédio fica em uma esquina. Uma placa – indicava o banheiro. A particularidade dessa placa em uma farmácia municipal era que a indicação “Femenino” e “ Masculino” estavam acompanhada de sua tradução em inglês “Woman” e “Man”. Entrei no posto e contei a história a um funcionário sobre minha mania de entrar em espaços públicos locais para ver como funcionam e elogiei a indicação em inglês sobre a divisão de gêneros relacionadas aos banheiros.  “Tem muito estrangeiro na cidade e todo mundo precisa de banheiro assim veio a idéia de indicar o banheiro e disponibilizar para turistas”, explicou. 

No outro extremo da avenida, ou melhor onde ela começa, está a Praça da Liberdade, revitalizada em 2007 – a principal da cidade. Na praça há hora em que há fila de pessoas aguardando o ângulo de visão para fazer fotos.  Chama a atenção o Monumento Piraputangas – o monumento que homenageia o peixe mais famoso dos rios limpos e límpidos das águas desta área da Bacia do Rio Miranda. A segunda atração fotográfica é a do pioneiro e fundador de Bonito Luiz da Costa Leite Falcão.   Na praça, outro  monumento chama a atenção. É a charmosa e bem cuidada Capela Sagrada Família de Bonito.  

Aeroporto – O Aeroporto de Bonito foi inaugurado em maio de 2010. Um ATR da Azul liga a cidade de Bonito a Campinas em São Paulo todos os domingos. Outro voo da mesma empresa, desta vez fretado pela CVC liga o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) ao Aeroporto de Bonito. No domingo, dia 23 de novembro, eu estava em pé em cima de um cupinzeiro aguardando a chegada do voo Charter (Fretamento) da CVC. 

Eu queria ver quem chegava e quem partia. Quando o EMB 195 abriu as portas desembarcaram 105 pessoas. Quem chega nesse vôo no domingo, só volta para casa no outro domingo.  Uma invejável permanência de uma semana.  Quem chega em um voo se encontra com quem vai embora no saguão do Aeroporto de Bonito administrado pela DIX Empreendimentos – empresa com sede em Recife que também administra o Aeroporto de Fernando de Noronha, ambos equipamentos estaduais. Do alto do cupinzeiro  gravei na memória os rostinhos da maioria dos turistas. Uma hora mais tarde comecei a ver a maioria deles na Avenida Pilad Rebuá. Em pleno domingo, à tarde, eles eram recebidos em restaurantes, bares, sorveterias, lojas de lembranças, roupas.

Como o voo é fretado, todos os passageiros são recebidos pelo Receptivo CVC da cidade sob o olhar de Diones Nunes Pinheiro, chefe da base receptiva. Se todos são recebidos pela CVC não é necessário táxis no aeroporto. E como eu voltaria para Bonito se não havia táxi ou ônibus? A resposta e a salvação vieram do Juca Ygarapé. Foi ele quem me colocou em contato com Diones e pediu uma carona para mim. Assim, conheci Diones e obtive mais informações sobre Bonito. Algumas fotos da cidade de Bonito







Capela Sagrada Família na Praça central (1928)
Interior da Capela - vale a pena passar uns minutos para reflexão

Luiz da Costa Leite Falcão

Homenagem ao fundador da cidade
Monumento à piraputanga

Sede dos Correios - prédio já histórico

Naiane Mesquita, a jornalista encarregada da comunicação

A Secretaria de Turismo e afins


Parede frontal de residência decorada com ágatas
Farmácia Municipal e as placas indicativas de banheiros em inglês e português. 

Nenhum comentário: