domingo, 24 de maio de 2009

Mar de Xaraés: sempre desejei enteder isso


Foto de A.Zanella: à cavalo, atravessando o Mar de Xaraés ou o Jerez Ñú


Nota especial:
Escrita no dia 12 Maio de 2009




È normal lê-se sobre o Pantanal que os espanhóis chamavam a região de Mar de Xaraés. Sempre fiquei encucado com isso. Como mar? Por que e o que é Xaraés? Essas respostas só vieram este ano (2009) e já graças a existência desta maravilhosa ferramenta chamada blogs e da rede de blogs que se chama blogosfera.

Pesquisando encontrei um blog de Concepción, Paraguai, cidade que está nas margens do rio Paraguai. Na parte histórica do blog descobri que Xaraés é igual a “Jerez” que é o nome de uma cidade na Espanha que é uma espécie de irmã cultural de Foz do Iguaçu. A cidade se chama Jeréz de la Frontera. Por incrível que pareça, a primeira cidade fundada no Pantanal se chamou Santiago de Jerez. Isso foi lá em 1593. Portanto, creio, que quando os espanhóis falavam de Mar de Jerez se referiam a essa cidade. Só não sei como Jerez passou a ser chamado Xaraés.

E mar?

Quanto a palavra “Mar”, o blog mostra registros históricos dessa palavra como sendo “Ñú” que se pronuncia em português como Nhú. E o que é Nhú?

Éuma espécie de banhado. Ou seja Nhú é muito similar à idéia de “Pantanal” mas não como um pântano. Nhú é um campo extenso coberto por água de vez em quando. Vou
escrever mais sobre isso. O termo guarani Jeréz Ñú parece ter sido utilizado pelos espanhois no Paraguai. Na falta de uma equivalente em castelhano, entrou a palavra “mar” que chegou até nós como Mar de Xaraés. No Paraguai a palavra Ñú ocupa bom espaço nos mapas geográfico, Como Ñú Guazu, Ceballos Ñu e outros.

Continua ...

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, estava procurando por Mar de Xaraés pela net e me deparei com seu blog. Creio que este conteúdo esteja muito equivocado.
Peço, humildemente, que leia o artigo do Mário Cezar Silva Leite na revista "SOCIEDADE E CULTURA" de pesquisas e debates em Ciências Sociais da UFG (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS): http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/view/549/472
Lá irá encontrar respostas para as questões que vc propõe.

Jackson Lima disse...

Oi Rodrigo, obrigado pela sugestão. Darei uma olhada. Há tempo não voltava a este blog.